Arruda
- arthebia
- 2 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Erva classificada como quente, a Arruda (Ruta graveolens) é também conhecida pelos nomes de arruda fedorenta, arruda de jardins e arruda doméstica. É uma planta hermafrodita, com folhas de um verde escuro que, quando maiores, compridas e apresentando odor mais forte, são ditas machos ou, quando essas são menores, mais arredondadas e menos "cheirosas" são denominadas fêmeas. Suas folhas e flores são partes utilizadas para diversos fins.

O chá das folhas da arruda é utilizado como vermífugo natural, além de um aliado no combate ao estresse e ansiedade (o que melhora a qualidade do sono.) Também auxila na regulação de ciclos menstruais e ajuda a amenizar os sintomas da gota e do reumatismo. Entretanto, essa planta é conhecida por sua alta toxicidade sendo, portanto, aconselhado que o chá seja apenas consumido quando for por prescrição médica ou de um especialista, e evitando-se, desta maneira, a intoxicação. Pode também ser usado de forma tópica (macerado em água) em feridas, contusões e contra pulgas, carrapatos, piolhos, sarna e percevejos.
Ritualisticamente, essa planta é muito utilizada pelas benzedeiras, contra maus fluidos, olho grande, inveja e quebranto. Antigamente, era utilizada pelos padres para espergir a água benta durante as missas e, na Umbanda é bastante recomendada pelos preto velhos e caboclos em banhos de limpeza e descarga (forte), bem como em defumações de pessoas e ambientes.

O banho feito com arruda ajuda a liberar o choro reprimidos, a tristeza interiorizada, traz força para superar frustrações, sensações de fracasso e insatisfações, limpa traumas e quebra as energias negativas e enfermiças acumuladas na " aura, desagregas larvas astrais, sendo ótimo protetor astral".
Todos esse benefícios espirituais trazidos pela arruda é devido aos seus poderes consumidor e purificador, por isso é tão usado como amuleto: atrás da orelha funciona contra o mau olhado, junto ao corpo não permite que as energias negativas chegue até você, em um vaso ao lado esquerdo da porte da entrada evita que maus espíritos adentrem a moradia, protegendo-a, além de emitir vibrações de prosperidade e entusiasmo para o ambiente no qual se encontra.
Uma curiosidade é que a arruda macho está associada com as vibrações de Exu e Ogum, por este motivo é a mais utilizada contra as forças negativas; Enquanto a arruda fêmea é mais ligada ás energias de Oxóssi e Oxalá.

Antes da dica de hoje mais algumas observações: Durante o texto foi explicado que arruda é uma planta de alta toxicidade, por isso todo cuidado é pouco quando se trata da ingestão de chás (procure um especialista antes de sair tomando as coisas por ai). Essa planta também NÃO PODE ser utilizada por gestantes (É ABORTIVA), nem por lactantes ou , crianças pequenas. Não deve ser esfregada diretamente na pele, pelo risco de poder provar ulcerações na mesma.
Agora que você já sabe as propriedade e funções desta erva maravilhosa, que tal dar uma passeada pela nossa página e conferir os produtos que usamos arruda? o ArTheBia utiliza essa erva em vários de seus produtos!
DICA DE HOJE: Experimente espergir o nosso Home Spray "Xô Urucubaca", da linha QUEBRANTO, durante a lua minguante em algum ambiente que você esteja sentindo que precisa de uma limpeza astral! Este é apenas um dos produtos que levam em sua formulação a arruda, navegue pela loja e encontre outros!
Beijos Cheios de Luz.
Comments