Calêndula
- arthebia
- 5 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Também conhecida pelos nomes de Maravilha e Margarida-Dourada, a Calêndula (Calendula officinalis) é muito popular por conta de sua versatilidade e uso nas áreas da cosmética, culinária e medicinal. As partes utilizadas da planta são as flores, que podem apresentar tonalidades que vão do amarelo ao laranja-avermelhado (sendo que, quando apresentam essa última cor, são mais ricas em metabólicos secundários) e, também, seu caule e folhas que são aplicadas no tratamento de feridas.

Na medicina popular essa planta é conhecida pelo seu uso externo, pois suas pétalas e folhas (quando usadas na forma de cataplasma) ajudam no tratamento de feridas e infecções da pele, queimaduras, dermatites e erupções cutâneas, além de suavizarem a aparência de varizes e funcionarem bem contra verrugas, calos, assaduras, rachaduras e fissuras (tudo isso graças as suas propriedades cicatrizante, antisséptica e antibacteriana). Têm eficiência comprovada nos cuidados de dores e inflamações nas articulações (artrite), em picadas de insetos e funcionam como repelente natural.
Mas, não é apenas o uso externo que é difundido, não, não... A Calêndula também é usada em forma de chás que auxiliam na regulação da menstruação e alívio das cólicas (possui propriedade antiespasmódica, anti-hemorrágica e emenagoga), bem como de irritações e inflamações de órgãos do trato gastrointestinal (ação anti-inflamatória), dores de estômago e indigestão. Ajuda, também, a prevenir doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais, o envelhecimento precoce (rico em antioxidantes que ajudam o organismo a se livrar de radicais livres), no tratamento de úlceras gástricas e após extrações dentárias (aqui o chá é usado como enxaguante bucal).

Rica em Vitamina C, essa planta, é uma grande aliada para quem sofre com a falta da mesma e, ainda, possui grande quantidade de vitamina A, a qual promove a saúde dos olhos. É fonte de carotenóides, proteínas e flavonóides. Suas pétalas são comestíveis e utilizadas na culinária para fins decorativos, aromáticos e de coloração (é uma pigmentadora natural).
A Calêndula também tem aplicação na cura de traumas e estresse, pois tem propriedades calmantes, que ajudam no relaxamento do sistema nervoso e, consequentemente, promove um melhor sono (combate a insônia). Seu uso cria vínculos de carinho e respeito pelos outros seres, bem como para consigo mesmo, eleva a frequência dos pensamentos, além de auxiliar no encontro de sua missão pessoal. Trabalha na solução de problemas, adiciona alegria e amor à vida de quem a utiliza, envolvendo-a numa aura protetora. Tem a capacidade de gerar satisfação com o que se tem e de criar responsabilidade pelo ciclo da vida. É um símbolo de amor próprio e, na antiguidade, já foi símbolo de amor eterno.
Geralmente, não há contraindicações ao uso desta erva, porém, o uso interno não é recomendado às gestantes (devido aos seus efeitos uterotônicos) e às lactantes (pode ocasionar cólicas no bebê). Pessoas que sabem ser alérgicas a Margaridas, Crisântemos ou Camomila devem ter precaução ao utilizarem algum produto que possui Calêndula em sua formulação.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as propriedades sensacionais da Calêndula, aproveite para navegar na nossa página. O ArTheBia emprega essa erva em vários de seus produtos, busque o que melhor te atenda.
Ah, e a DICA de hoje é: A Calêndula é um tratamento simples e eficaz para controlar a oleosidade da pele, além de ajudar no combate a acne e no tratamento de manchas, por isso, que tal comprar um de nossos sabonetes que levam pétalas desta planta em sua formulação? A linha Amor Próprio é rica nesta maravilha da natureza.
Beijos Cheios de Luz e até a próxima postagem,
Comments