top of page

Calêndula

  • Foto do escritor: arthebia
    arthebia
  • 5 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Também conhecida pelos nomes de Maravilha e Margarida-Dourada, a Calêndula (Calendula officinalis) é muito popular por conta de sua versatilidade e uso nas áreas da cosmética, culinária e medicinal. As partes utilizadas da planta são as flores, que podem apresentar tonalidades que vão do amarelo ao laranja-avermelhado (sendo que, quando apresentam essa última cor, são mais ricas em metabólicos secundários) e, também, seu caule e folhas que são aplicadas no tratamento de feridas.


Calêndula (Fonte: www.elo7.com.br)

Na medicina popular essa planta é conhecida pelo seu uso externo, pois suas pétalas e folhas (quando usadas na forma de cataplasma) ajudam no tratamento de feridas e infecções da pele, queimaduras, dermatites e erupções cutâneas, além de suavizarem a aparência de varizes e funcionarem bem contra verrugas, calos, assaduras, rachaduras e fissuras (tudo isso graças as suas propriedades cicatrizante, antisséptica e antibacteriana). Têm eficiência comprovada nos cuidados de dores e inflamações nas articulações (artrite), em picadas de insetos e funcionam como repelente natural.


Mas, não é apenas o uso externo que é difundido, não, não... A Calêndula também é usada em forma de chás que auxiliam na regulação da menstruação e alívio das cólicas (possui propriedade antiespasmódica, anti-hemorrágica e emenagoga), bem como de irritações e inflamações de órgãos do trato gastrointestinal (ação anti-inflamatória), dores de estômago e indigestão. Ajuda, também, a prevenir doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais, o envelhecimento precoce (rico em antioxidantes que ajudam o organismo a se livrar de radicais livres), no tratamento de úlceras gástricas e após extrações dentárias (aqui o chá é usado como enxaguante bucal).


Maravilha (Fonte: www.gazeta-rs.com.br)

Rica em Vitamina C, essa planta, é uma grande aliada para quem sofre com a falta da mesma e, ainda, possui grande quantidade de vitamina A, a qual promove a saúde dos olhos. É fonte de carotenóides, proteínas e flavonóides. Suas pétalas são comestíveis e utilizadas na culinária para fins decorativos, aromáticos e de coloração (é uma pigmentadora natural).


A Calêndula também tem aplicação na cura de traumas e estresse, pois tem propriedades calmantes, que ajudam no relaxamento do sistema nervoso e, consequentemente, promove um melhor sono (combate a insônia). Seu uso cria vínculos de carinho e respeito pelos outros seres, bem como para consigo mesmo, eleva a frequência dos pensamentos, além de auxiliar no encontro de sua missão pessoal. Trabalha na solução de problemas, adiciona alegria e amor à vida de quem a utiliza, envolvendo-a numa aura protetora. Tem a capacidade de gerar satisfação com o que se tem e de criar responsabilidade pelo ciclo da vida. É um símbolo de amor próprio e, na antiguidade, já foi símbolo de amor eterno.


Geralmente, não há contraindicações ao uso desta erva, porém, o uso interno não é recomendado às gestantes (devido aos seus efeitos uterotônicos) e às lactantes (pode ocasionar cólicas no bebê). Pessoas que sabem ser alérgicas a Margaridas, Crisântemos ou Camomila devem ter precaução ao utilizarem algum produto que possui Calêndula em sua formulação.


Margarida-Dourada (Fonte: www.larnatural.com.br)

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as propriedades sensacionais da Calêndula, aproveite para navegar na nossa página. O ArTheBia emprega essa erva em vários de seus produtos, busque o que melhor te atenda.


Ah, e a DICA de hoje é: A Calêndula é um tratamento simples e eficaz para controlar a oleosidade da pele, além de ajudar no combate a acne e no tratamento de manchas, por isso, que tal comprar um de nossos sabonetes que levam pétalas desta planta em sua formulação? A linha Amor Próprio é rica nesta maravilha da natureza.

Beijos Cheios de Luz e até a próxima postagem,


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page