top of page

Capim-Limão

  • Foto do escritor: arthebia
    arthebia
  • 29 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

O Capim-Limão (Cymbopogon citratus) é uma planta originária do Sul da Ásia e que possui folhas aromáticas, com odor cítrico e bastante característico. Também é conhecido como Capim-Santo, Capim-Cheiroso e Capim-Cidreira (não é Erva-Cidreira, sobre ela falaremos em outro texto) e, sua parte mais comumente utilizada é a folha. No entanto, há relatos de suas raízes serem utilizadas como clareadoras dentais quando friccionadas contra os dentes ou mastigadas.


Capim Limão (Fonte: www.produtomercadolivre.com.br)

Essa erva cresce, espontaneamente, em solos férteis e bem drenados. Prefere climas quentes e úmidos e é sensível a climas frios e a geadas. É chamada pelo nome de Capim-Santo por todos os benefícios que pode trazer para quem se utiliza dela... É fonte de vitaminas, dentre elas A, C e do Complexo B e de sais minerais, como: Magnésio, Ferro e Zinco; na cosmética é utilizada para controlar a oleosidade da pele e contra acnes (pelo seu poder adstringente).


Utilizado na medicina popular, o Capim-Limão é conhecido por suas propriedades analgésicas, antissépticas, antifúngicas e antibacterianas. Tudo isso explica o porquê desta planta ser utilizada em casos de enxaquecas, dores de cabeça e musculares, tensão corporal e estresse. Além de todas essas funções, ainda ajuda nas dores de artrite e ferimentos da pele (quando usado na forma de cataplasma), nos casos de febres e palpitações e, no combate aos gases intestinais (graças a sua característica carminativa). E os benefícios não acabam por aí...


O chá de suas folhas, ainda: auxilia na melhora do sistema imunológico (o combate a reações inflamatórias é mais eficaz); diminui o inchaço corporal, por ter função diurética (sendo um grande aliado para quem possui problemas de retenção de líquidos e mulheres no período menstrual); tem efeito desintoxicante (ajuda na limpeza de alguns órgãos, como fígado e rins); é excitante gástrico; possui efeitos antiespasmódico, emenagogo (promovendo a reintegração do fluxo menstrual) e galactagogo (ajudando na produção de leite no período pós-parto); é estimulante linfático. Também é capaz de determinar a diminuição das atividades motoras e de agir como um calmante e sedativo natural, auxiliando em quadros de distúrbios do sono (insônia e pesadelos). Recomendado para pessoas que sofrem com problemas de ansiedade e/ou se encontram no tratamento contra a depressão.


Capim Santo (Fonte: www.revistademulher.com.br)

Espiritualmente, os banhos com essa planta têm a característica de limpar a pessoa que está em situação de obsessão espiritual e gera harmonia (razão pela qual também é muito utilizada nos aromatizadores de ambiente e incensos naturais). Quando usada no Chakra Laríngeo estimula a fala verdadeira, no que se diz respeito a conseguir se expressar em situações nas quais são necessárias dizer não e, a não “engolir desaforos”. Se utilizada no Chakra Frontal estimula a intuição e a clarividência, já quando no Basal reduz a libido excessiva.


Existem algumas contra indicações ao uso do Capim-Limão:

1 – Durante a gestação deve-se evitar a utilização do mesmo. Isso se deve ao fato dele possuir a função de relaxante muscular e, o útero ser um músculo, podendo assim ocorrer um aborto.

2 – Pessoas que têm glaucoma não devem fazer o uso do mesmo, uma vez que essa planta pode aumentar a pressão intraocular.

3 - Por ter características cítricas, assim como o limão (inclusive o que dá origem ao nome popular da planta), a laranja, a lima, dentre outros, quando aplicado diretamente na pele (tanto na forma de cataplasma, quanto óleo essencial) pode causar queimaduras, caso a pessoa seja exposta ao sol logo após o uso.

4 – Doses altas (excessivas) podem causar fraqueza, letargia, sonolência e hipotensão arterial.


Capim Cidreira (Fonte: www.chamelprodutosnaturais.com.br)

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as propriedades sensacionais dessa planta, aproveite para navegar na nossa página. O ArTheBia emprega o Capim-Limão em vários de seus produtos, busque o que melhor te atenda.


Ah, e a dica de hoje é: O Capim-Limão ajuda a combater os maus odores dos pés (conhecido popularmente como chulé), já que possui ação antibacteriana, antifúngica e antisséptica. Logo, experimente utilizar um de nossos escalda-pés que levam essa erva em sua formulação.

Beijos Cheios de Luz e até a próxima postagem.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page