Erva: Alfazema e Lavanda
- arthebia
- 11 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Vocês devem estar se perguntando "porque falar das duas em um só texto?", a explicação é simples: a Alfazema (Lavandula angustifolia) é uma espécie de lavanda (Lavandula sp.), no entanto, ela se diferencia das demais espécies por apresentar um odor que lembra o do cânfora.

Delas, tudo é aproveitado: folhas, flores e haste. São ervas tão maravilhosas, que integram os mercados da saúde, beleza e culinária. Suas propriedades e usos são semelhantes e conhecidos desde a antiguidade como, por exemplo, na Roma Antiga onde se era comum, acreditem, toma banho de lavanda, assim como perfumar roupas e ambientes como a mesma.
Essas plantas têm uso no alívio de dores musculares e de cabeça, enxaquecas, tosses, vertigens, asma, rinite, gases intestinais; têm funções analgésicas, antimicrobianas; funcionam bem como descongestionantes, expectorantes e repelentes naturais- inclusive, os óleos essências podem se utilizados no combate aos piolhos e, os chás podem auxiliar na má digestão e limpeza de pele.
Esses vegetais são revitalizadores de energia, servindo tanto para pessoas quanto para ambientes. Promovem a harmonia, purificação e limpeza; trazem o entendimento, o equilíbrio e a paz; atraem a prosperidade, sorte, proteção espiritual (em todos os aspectos), os bons negócios, as pessoas amigas e, ainda, abrem os caminhos do amor- por isso seus perfumes são utilizados em magia amorosa, principalmente, o de alfazema.

Responsáveis por fazer uma limpeza suave no campo energético, acabam fortalecendo a intuição e dão ao espírito a energia e limpeza necessárias para que a comunicação com o plano espiritual seja melhor. Consideradas ervas mornas são, também; acalentadoras, aromatizadoras e favorecedoras a clarividência. Enquanto a Alfazema é estimulante do sistema nervoso, a lavanda é utilizada para o relaxamento - seus banhos são indicados no combate da insônia, irritabilidade, stress e ansiedade, sendo um ótimo calmante.
Na culinária, suas flores são usadas para aromatizar mel, vinho, vinagre... Vocês já experimentaram o brigadeiro de lavanda francesa (Lavandula dentata) com limão siciliano (Citrus lemon)? É divino! Ao serem usadas na comida, o cuidado que se deve ter é por conta da quantidade colocada - por serem perfumadas, caso ocorra um exagero, pode-se estragar o prato ou a sobremesa.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as propriedades sensacionais dessas plantas, aproveite para navegar na nossa página. O ArTheBia emprega a Alfazema e a Lavanda em vários de seus produtos, busque o que melhor te atenda.
Dica: A lavanda ou a Alfazema, quando usadas dentro de guarda roupas, mantêm as traças afastadas. Que tal dar uma passadinha na nossa sessão de Sachês perfumados e escolher qual desses dois aromas você deseja?
Beijos de Luz!
Comments